terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Algumas dicas para professores de classe comum para trabalhar com alunos surdos.


• Aceitar o aluno surdo sem rejeição;
• Ajudar ele a pensar, raciocinar não lhe dando soluções prontas;
• Não manifestar conduta de super-proteção;
• Tratar o aluno normalmente, como qualquer aluno, sem discriminação ou distinção;
• Não ficar de costa para o aluno, ou de lado quando estiver falando;
• Preparar os colegas para receber-los naturalmente, estimulando para que falem sempre com ele.
• Ao falar dirigir-se sempre ao aluno surdo, usando frase curtas, com o apoio da escrita;
• Colocar o aluno nas primeiras carteiras da fila central ou colocar a turma em círculo ou semi-círculo;
• Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas, materiais visuais).
• Colocar o aluno a par de tudo o que está acontecendo na comunidade escolar;
• Pedir sua ajuda para que ele se sinta um membro ativo e participante;
• Incluir a família em todo o processo educativo;
• Procurar obter informações atualizadas sobre a educação de surdos;
• Utilizar os serviços de interprete ou de atendimento educacional especializado;
• Acreditar de fato nas potencialidades do aluno, observando seu crescimento;
• Utilizar vocabulários e comandos simples e claros nos exercícios;
• Ficar atento para que participem das atividades extra-classe;
• Resumir sempre o assunto;
• Prestar atenção ao utilizar a linguagem figurada e as gírias porque precisará explicá-lhe o significado;
• Sentar-se ao lado dele decodificando com ele a mensagem de uma frase ou texto, utilizando materiais concretos;
• Enviar com antecedência para o professor interprete ou o professor do atendimento educacional especializado:
*O conteúdo a ser desenvolvido a cada semana;
*O texto a ser interpretado e etc.

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